Georreferenciamento

Determinação dos limites do imóvel (neste estudo o imóvel rural) através de coordenadas georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro. Estas coordenadas devem ter precisão posicional fixada pelo INCRA- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Nos termos do artigo 176, §3º, da Lei nº. 6.015/73, a identificação do imóvel rural objeto de desmembramento, parcelamento, remembramento ou de qualquer hipótese de transferência deverá ser obtida a partir de memorial descritivo, firmado por profissional habilitado.

Supressão de Vegetação

Qualquer atividade que envolva a supressão de vegetação nativa depende de autorização, seja qual for o tipo da vegetação (mata atlântica, floresta estacional, cerrado, floresta mista de araucária, campos naturais, vegetação de restinga, manguezais e outras) em qualquer estágio de desenvolvimento (inicial, médio, avançado ou clímax).

CAR- Cadastro Ambiental Rural

Criado pela Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Monitoramento Ambiental

Monitoramento Ambiental consiste na realização de medições e/ou observações específicas, dirigidas a alguns poucos indicadores e parâmetros, com a finalidade de verificar se determinados impactos ambientais estão ocorrendo, podendo ser dimensionada sua magnitude e avaliada a eficiência de eventuais medidas preventivas adotadas.

Educação Ambiental e Treinamentos

Elaboração de programas de educação e treinamento da sensibilização ambiental para gerenciamento de resíduos sólidos, redução do consumo de água, implantação de programas de gestão ambientais.

Estudos Ambientais: PRAD, PCA, RAS, EIA/RIMA

Elaboração de estudos de impactos ambientais para e instalação de empreendimentos com significativo potencial poluidor. Elaboramos a Avaliação de Impacto Ambiental completa (AIA) composta pelo estudo de impacto ambiental e o relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA) e Estudos de Impactos de Vizinhança de instalações de empreendimentos em áreas urbanas (EIV).

 

Licenciamento Ambiental

Obtenção/ regularização de licenças ambientais para operações e empreendimentos variados, nas etapas de projeto, execução e operação, desde o encaminhamento ao órgão ambiental e seu acompanhamento até a elaboração de relatórios técnicos necessários nas áreas de controle e monitoramento da poluição nos compartimentos ambientais solo, ar e água.

Implantação de Sistema de Gestão Ambiental

A implantação de Sistema de Gestão Ambiental - SGA- nas empresas proporciona a redução de custos e resíduos gerados de forma a maximizar o uso dos recursos naturais.

Sendo assim, a EECON Engenharia e Consultoria Ambiental vem para auxiliar sua empresa, seja ela de pequeno ou médio porte, no estabelecimento, implantação ou melhoria do SGA.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (PGRSS); Resíduos Sólidos Urbanos (PGRSU); Resíduos Industriais (PGRI) contemplando as etapas de segregação, triagem, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento, valoração, reuso, reciclagem e destinação. Projeto de Tratamento e Disposição Final (reciclagem, compostagem, incineração e aterros sanitários de Resíduos Sólidos Urbanos, Industriais e de Saúde – ARIP Classe I e II – e Agrícola).